quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Semana da Leitura 2016 no Agrupamento Frei João





     A Semana da Leitura do nosso agrupamento decorrerá entre 29 de fevereiro e 4 de março, antecipando, assim, a semana oficial proposta pelo Plano Nacional de Leitura. 
     Dando continuidade à temática aglutinadora Vila do Conde: um porto para o Mundo, no âmbito da candidatura apresentada pela autarquia à Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade (UNESCO), e partindo dos diferentes painéis da exposição O património: dar um futuro ao passado,  disponibilizada pela editora Santillana, a equipa das bibliotecas escolares e os docentes dos diferentes departamentos colaboraram no sentido de promoverem leituras e outras atividades culturais, numa festa que pretende envolver a comunidade educativa e local.
     Destacamos, durante a semana, alguns painéis da exposição, relativos aos patrimónios nacional e internacional, que nos remeterão para o património local, concretamente a língua e a literatura, a arte, a indústria e a música.



Ver programa da Semana da Leitura do nosso Agrupamento aqui.





Património língua e literatura 

     No dia 22 de fevereiro, no âmbito do programa da Semana da Leitura 2016, os alunos dos JI de Bento de Freitas e de Benguiados encontrar-se-ão com o escritor Richard Zimler, para uma conversa em torno da obra Se eu fosse..., que os alunos têm vindo a conhecer na sala de aula com as suas educadoras.




    
Património língua e literatura 

     No dia 29 de fevereiro, o patrono da nossa biblioteca escolar, Valter Hugo Mãe, estará com alunos do 6.ºD e do 6.ºK para um encontro que tem vindo a ser preparado, nas disciplinas de Português, Educação visual e Educação Tecnológica, com as suas professoras Ana Campos, Marina Cardoso, Ana Margarida Fernandes e Sandra Pinto
     A ilustração e o belíssimo texto da obra O paraíso são os outros constituíram o ponto de partida para a criação e recriação. Maravilhosa oportunidade para as turmas envolvidas neste encontro, assim como para os seus encarregados de educação, professores a título individual e assistentes operacionais que queiram comparecer na sessão. 






Património língua e literatura 

     Nos dias 29 de fevereiro e 1 de março, a escritora Manuela Leitão encontrar-se-á com alunos do Pré-escolar (JI de Caxinas e JI de Violetas), do 2.º e do 3.º anos (EB de Benguiados) e do 5.º ano (EB Frei João) que, no âmbito da temática Alimentação Saudável, trabalharam a obra Poemas da horta e outras verduras.

     As Diretoras de Turma Carolina Lima (5.ºA), Lídia Costa (5.ºK) e Marina Cardoso (5.ºJ)  levaram também esta obra para as aulas de Formação para a Cidadania.






Património artístico 

     Os alunos das turmas B, C e D de 9.º ano, sob orientação das docentes de História, Isaura Maia, e de Educação Visual, Graça Maçães, desenvolveram o projeto Os Delaunay em Vila do Conde, no âmbito das comemorações do primeiro centenário da presença dos artistas. Robert e Sonia Delaunay estarão no centro da conversa com a pintora Isabel Lhano. Os alunos do 6.ºC, orientados pela sua professora de Educação Visual, Ana Margarida Fernandes, que recriaram e conheceram a obra de Sonia Delaunay, ao longo do primeiro período, juntar-se-ão a este encontro. Imperdível!




     
     



Património industrial

     Os alunos do 6.ºH e do 6.ºI, orientados pela sua professora de Educação Tecnológia, Sandra Pinto, procuraram conhecer melhor o património industrial local. Ach Brito e Portugália/Viarco foram as marcas escolhidas como mote para a criação de objetos artísticos e que, ao mesmo tempo, permitiram a aplicação e o alargamento de conhecimentos curriculares. A arqueóloga Liliana Pereira, do Centro de Memória de Vila do Conde, conversará com os alunos, no dia 3 de março, e com eles partilhará os seus vastos conhecimentos nesta área.






Património língua e literatura

     No âmbito do projeto SOBE, os alunos do 5.ºC trabalharam a temática da higiene oral, nas aulas de Formação para a Cidadania, e, orientados pelas professoras Ana Margarida Fernandes e Carla Brito, levarão à cena a pequena história 'A Branca de neve e a rainha de dentes amarelos' em duas sessões destinadas aos alunos do Pré-escolar do nosso agrupamento.







Património musical


     O trabalho desenvolvido pela Orquestra Frei João, coordenado pela professora Judite Caramelo, será partilhado, no dia 4 de março, com a comunidade educativa numa sessão enriquecida com poesia e com fado protagonizados pelos alunos do 5.ºE, orientados pela professora Ana Mafalda Damião.







Património língua e literatura

    Os alunos do 1.º ciclo das EB de Caxinas e Violetas encontrar-se-ão com o autor de Uma andorinha no alpendre, Alexandre Parafita, no dia 4 de março.







Património língua e literatura


      Ao longo da semana, os alunos do 4.º, do  5.º e do 6.º anos realizarão a prova da primeira eliminatória do Concurso Interno de Leitura 2016.








A equipa das bibliotecas escolares / os departamentos e subdepartamentos

Sem comentários:

Enviar um comentário